Brasília, 21 de fevereiro de 2019 - 07h57
Paraguai criará equipe para renegociar Tratado de Itaipu

Paraguai criará equipe para renegociar Tratado de Itaipu

18 de janeiro de 2019
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – O chefe do Gabinete Civil da Presidência do Paraguai, Julio Ullón, informou nesta sexta-feira, 18, que o presidente Mario Abdo Benítez decidiu criar uma equipe que irá avaliar a política energética do país e renegociar com o Brasil os termos do Tratado de Itaipu.

Ullón explicou que a equipe irá debruçar-se sobre o Anexo C do Tratado e que o presidente Benítez encabeçará o grupo. “Tomamos em conta os grandes desafios que se aproxima e a necessidade imperiosa de criar novas alternativas de geração de energia elétrica para a população, afirmou fazendo referência ao tratado que expira em 2023.

Sobre Yacyretá, que o Paraguai divide com a Argentina, Julio Ullón revelou que o novo acordo firmado pelos dois países já foi ratificado pelo congresso paraguaio, estando pendente de aprovação pelo parlamento argentino. Pela proposta, será solucionado o problema da binacional e o Paraguai poderá exercer plenamente a cogestão da usina.

O Paraguai trabalha ainda para implementar um Plano de Governo que mostra a factibilidade para a geração de energia elétrica através de pequenas centrais hidroelétricas nos rios internos do país.

“Estamos falando de um crescimento médio anual de 6,5% o que implica necessariamente em novas alternativas de geração de energia para o próximo decênio”, assinalou Ullón.

Atualmente, o Paraguai também impulsiona projetos com a Argentina como o Projeto Hidroelétrico de Corpus Christi e o Projeto Hidroelétrico de Itati – Itacora.