Mundo

Comércio Exterior
07/02/2017
Política
07/02/2017

Livre Comércio

Paraguai e União Europeia terão encontro comercial em março

Brasília – Em março, autoridades da União Europeia e do governo paraguaio, participarão da X Reunião da Comissão Mista Bilateral, em Assunção. De acordo com o vice-ministro de Relações Econômicas e Integração do ministério das Relações Exteriores do Paraguai, Rigoberto Gauto, a ideia é avançar na agenda comercial, incluindo as negociações entre o bloco europeu e o MERCOSUL.

Na sexta-feira, 3, Gauto participou das reuniões preparativas com o chefe da Divisão para a América do Sul da UE, Adrianus Koetsenruijter, que esteve no Paraguai acompanhado do embaixador europeu naquele país, Alessandro Palmero.

Os europeus estiveram ainda com o chanceler Eladio Loizaga, para quem as negociações entre o MERCOSUL e a União Europeia devem ser concluídas em 2017. Loizaga ainda acredita que as políticas dos Estados Unidos para a região e em relação ao comércio exterior, podem ser uma grande oportunidade para impulsionar os entendimentos entre sul-americanos e europeus.

Ele lembrou que entre 13 e 17 de fevereiro, haverá uma reunião técnica em Bruxelas para tratar do acordo de livre comércio e que também em março, está prevista uma reunião no nível de chanceleres na Argentina, para avançar-se no acordo.

Na agenda bilateral, destaque para temas como direitos humanos, cooperação, assuntos políticos e comerciais, luta contra o tráfico de drogas e segurança regional. Além disso, o Paraguai trabalha para aumentar o fluxo comercial com a União Europeia, que é o terceiro parceiro comercial dos paraguaios.

Loizaga adiantou ainda que os europeus irão fortalecer o acesso do país ao Sistema Geral de Preferências Plus (SGP+). O Paraguai é o único país do MERCOSUL a usufruir deste benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *