Relações Exteriores

Cooperação
06/03/2012
Energia Nuclear
06/03/2012

Diplomacia

Paraguai: embaixador no Brasil é alvo de disputas políticas

Brasília – O embaixador designado para comandar a missão diplomática do Paraguai no Brasil, os ex-senador liberal Evelio Fernández Arévalos, indicado em outubro de 2011, pode não assumir o posto. Partidos que apóiam o governo paraguaio brigam pelo cargo e questionam a idade de Arévalos, 80 anos.

Há quatro anos o Paraguai não tem embaixador em Brasília. E a situação não é muito diferente no restante da região. Fernando Lugo não tem embaixador também no Uruguai, outro sócio no MERCOSUL, Bolívia e Peru.

O nome de Evelio Fernández Arévalos já foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores, mas a confirmação depende do presidente do Senado, Jorge Oviedo Matto.

Para o Brasil, a ausência de um embaixador em Brasília é negativa e impede que as relações bilaterais sejam aprofundadas e os problemas resolvidos.

Em Montevidéu, o Paraguai está sem embaixador desde outubro de 2011 quando foi destituída a ex-senadora Mirta Vergara de Franco. Até agora, não há um nome para o posto.

No Peru, o cargo está vago desde a saída do ex-senador Modesto Guggiari, em 29 de abril de 2011.

Para La Paz, o governo indicou Juan Diaz Bordenave, mas seu nome foi negado pelo Senado e o presidente ainda não escolheu um substituto. O Paraguai não tem embaixador na Bolívia desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *