Mundo

Força Aérea Brasileira
17/01/2017
Diplomacia
18/01/2017

Economia

Paraguai firma acordos de comércio e investimentos com os EUA e Emirados Árabes

Brasília – O Paraguai firmou o Acordo Marco de Comércio e Investimento (TIFA) com os Estados Unidos nesta terça-feira, 17, em Washington, onde se reuniram o embaixador paraguaio, Garmán Rojas, e o representante de Comércio norte-americano, Michael Froman.

Os acordos TIFA têm por objetivo promover fóruns de discussão de temas de interesse comum entre os Estados Unidos e os países frimantes, com o propósito de melhorar a cooperação e promover um clima de investimentos que reforcem o comércio bilateral.

De acordo com a chancelaria paraguaia, com este acordo será criado o Conselho de Comércio e Investimento Paraguai – Estados Unidos, que será responsável por conduzir as relações comerciais e de investimentos entre os dois países.

Além disso, será fortalecida a cooperação para a tecnologia da informação, comunicação e comércio eletrônico, para o desenvolvimento de capacidades comerciais e técnicas, proteção do meio ambiente, facilitação do comércio e logística e outros que as partes vierem a decidir.

Na avaliação da diplomacia paraguaia, o TIFA permitirá ao país ascender ao nível mais elevado de relacionamento com os Estados Unidos, sendo um instrumento essencial para impulsionar os investimentos privados e a promoção do desenvolvimento econômico sustentável em geral.

Emirados Árabes

Em Abu Dhabi, o presidente Horacio Cartes assinou sete acordos comerciais, econômicos e políticos com o príncipe herdeiro, xeque Mohammed bin Zayed. Os dois também assinaram instrumentos para eliminar a bitributação e conter a evasão fiscal.

Segundo o ministro de Relações Exteriores, Eladio Loizaga, também foi firmado um memorando de entendimento sobre consultas políticas e discutida a conexão aérea entre os dois países com a inauguração de voos da Fly Emirates desde Assunção.

“Esses voos ajudarão a melhorar o relacionamento entre os nossos países e também entre os empresários que estão de olho na América do Sul, especialmente no Paraguai”, afirmou Loizaga. Zayed Al Nahyan prometeu ainda enviar em breve uma delegação emirati para prospectar oportunidades de negócios no Paraguai.

Nesta quarta-feira, 18, Horacio Cartes, Eladio Loizada e uma dezena de empresários paraguaios, participam em Dubai, de um Fórum de Negócios para promover a atração de investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *