Defesa

Paraguai: Espanha preocupada por Cúpula Ibero-amer
03/07/2012
Foro de São Paulo reúne esquerda latino-americana
04/07/2012

Cooperação

Paraguai negocia uma base militar com os EUA

Brasília – O presidente da Comissão de Defesa da Câmara dos Deputados do Paraguai, deputado José López Chávez, confirmou nesta terça-feira, 3, que está negociando com militares dos Estados Unidos a instalação de uma base militar no Chaco paraguaio, próximo à fronteira com a Bolívia.

Segundo ele, para poder atuar em caso de um conflito com o país andino.

López Chávez, parlamentar do bloco ligado ao general Lino Oviedo, afirmou que a Bolívia representa uma ameaça ao Paraguai por conta de sua corrida armamentista.

A instalação de uma base militar norte-americana na região ganhou força na semana passada após um encontro entre membros da Comissão de Defesa e generais dos Estados Unidos que estiveram em Assunção para discutir possíveis acordos de cooperação.

O parlamentar explicou que cabe agora ao Pentágono analisar a possibilidade para que as negociações avancem. Ele acredita que em 15 dias sairá um acordo.

Na avaliação de López Chávez, a instalação de uma base militar norte-americana na região é fundamental para melhorar a segurança nacional do país. Além disso, os Estados Unidos estariam dispostos a enviar ajuda humanitária para a população local.

Paraguai e Bolívia guerrearam entre 1932 e 1935, num conflito que deixou mais de 100 mil mortos na disputa pelo Chaco boreal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *