Relações Exteriores

Comércio Exterior
22/07/2015
Crise Econômica
01/08/2015

Fronteira

Paraguai protesta contra “invasão de militares brasileiros”

Brasília – O governo paraguaio reclamou do que chamou de “invasão de militares brasileiros” em seu território, nesta sexta-feira, 31. O ministro das Relações Exteriores, Eladio Loizaga, convocou para consultas o embaixador brasileiro em Assunção, José Eduardo Felício, oportunidade em que expressou o protesto do seu governo e cobrou explicações.

De acordo com a chancelaria paraguaia, militares brasileiros ingressaram em território paraguaio por via fluvial e teriam se enfrentado com contrabandistas numa troca de tiros. “Foi uma flagrante violação da soberania fluvial”, afirmou Loizaga, quem espera por “uma resposta satisfatória do governo brasileiro”.

O enfrentamento entre militares brasileiros e contrabandistas paraguaios ocorreu na região de Salto del Guairá, e é parte da Operação Ágata 9, realizada pelo ministério da Defesa brasileiro nas regiões fronteiriças com o Paraguai e a Bolívia.

Os controles militares rigorosos também criaram problemas com os comerciantes paraguaios que reclamam da redução significativa das vendas na região por conta da presença dos militares e do rigor das agências da Receita Federal, por exemplo, em relação aos “sacoleiros”.

Eladio Loizaga revelou ainda que o Paraguai enviou uma reclamação para o Itamaraty pedindo que episódios desta natureza não se repitam. O chanceler paraguaio destacou que o país tem trabalhado no âmbito dos organismos nacionais e internacionais na luta contra o crime organizado transnacional.

Ele descartou qualquer possibilidade de o Paraguai apresentar queixas contra o Brasil em organismos internacionais, por violação do seu território.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *