Brasil

Diplomacia
14/09/2016
Política
16/09/2016

Política

Paraguai reconhece governo Temer e busca fortalecer cooperação com o Brasil

Brasília – O governo do Paraguai reconhece a legitimidade do presidente Michel Temer alçado à condição de Chefe de Estado com a destituição da ex-presidente Dilma Rousseff, informou o ministro de Relações Exteriores, Eladio Loizaga, para quem as relações são normais e devem ser aprofundadas.

Loizaga afirmou nesta quarta-feira, 14, que entre as prioridades da relação bilateral, está a construção da segunda ponte sobre o rio Paraná, que unirá a cidade paraguaia de Puerto Franco com Foz do Iguaçú. Sem o repasse dos recursos, o início das obras está atrasado em quase dois anos.

Outra ponte sobre o rio Paraguai, que unirá Carmelo Peralta com Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, está no radar do Paraguai pelo potencial de integração bioceânico Atlântico – Pacífico. No fim de semana passada, técnicos paraguaios e brasileiros se reuniram para definir o local onde a ponte poderá ser levantada.

Eladio Loizaga também expressou preocupação com o bloqueio de caminhões promovido pela Associação de Cegonheiros do Paraguai junto ao passo fronteiriço de Puerto Falcón – Clorinda, por discordarem do decreto que eleva a importação de veículos usados em até 25%.

Segundo ele, “somos um país mediterrâneo, necessitamos conectividade, necessitamos sair, e estes últimos acontecimentos que estão ocorrendo de fechar a fronteira do nosso lado, pouco contribui para o fluxo de comércio que tem que sair do nosso país para o exterior”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *