Brasília, 18 de outubro de 2018 - 03h17

Parlamentares brasileiros pedem libertação de cuba

07 de junho de 2011
por: InfoRel

O Grupo Parlamentar Brasil – Cuba reinstalado nesta terça-feira, 7, pretende negociar com o Departamento de Estado norte-americano, uma visita de deputados e senadores aos cinco cubanos presos em Miami acusados de terrorismo.



De acordo com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), gestões serão feitas para que os parlamentares possam encontrar com o grupo e gestionar sua libertação junto ao governo dos Estados Unidos.



Grazziotin foi reconduzida à coordenação do grupo criado há 22 anos.



Ela explicou que os 180 integrantes do bloco pretendem ainda garantir o exercício da medicina aos 320 brasileiros formados em Havana.



Além disso, os projetos de cooperação entre os dois países serão acelerados para que Cuba possa se desenvolver política e economicamente.



O embaixador cubano no Brasil, Carlos Rafael Zamora Rodríguez, lembrou que os dois países não possuem um único ponto divergente em suas relações e fez questão de saudar o presidente do Senado, José Sarney.



Foi ele que em 26 de junho de 1986, como presidente da República, decidiu pelo reatamento das relações diplomáticas entre os dois países.



O rompimento aconteceu em 1964 por conta do golpe de Estado no Brasil e perdurou até o final da ditadura militar.



“As relações entre os dois países vêem melhorando paulatinamente desde que foram retomadas em 1986 até atingirem o nível extraordinário no governo do presidente Lula e que seguramente, seguirá com a presidente Dilma Rousseff”, afirmou Zamora Rodríguez.



O embaixador destacou ainda que o caso envolvendo os cinco cubanos presos nos Estados Unidos já não diz respeito apenas a Cuba.



Segundo ele, “se trata de uma questão humanitária e o envolvimento do Brasil contribuirá para que haja um desfecho positivo para eles e suas famílias”.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...