Agenda

Força Aérea
07/06/2011
Política Externa
19/06/2011

Parlamentares brasileiros pedem libertação de cuba

Parlamentares brasileiros pedem libertação de cubanos

O Grupo Parlamentar Brasil – Cuba reinstalado nesta terça-feira, 7, pretende negociar com o Departamento de Estado norte-americano, uma visita de deputados e senadores aos cinco cubanos presos em Miami acusados de terrorismo.

De acordo com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), gestões serão feitas para que os parlamentares possam encontrar com o grupo e gestionar sua libertação junto ao governo dos Estados Unidos.

Grazziotin foi reconduzida à coordenação do grupo criado há 22 anos.

Ela explicou que os 180 integrantes do bloco pretendem ainda garantir o exercício da medicina aos 320 brasileiros formados em Havana.

Além disso, os projetos de cooperação entre os dois países serão acelerados para que Cuba possa se desenvolver política e economicamente.

O embaixador cubano no Brasil, Carlos Rafael Zamora Rodríguez, lembrou que os dois países não possuem um único ponto divergente em suas relações e fez questão de saudar o presidente do Senado, José Sarney.

Foi ele que em 26 de junho de 1986, como presidente da República, decidiu pelo reatamento das relações diplomáticas entre os dois países.

O rompimento aconteceu em 1964 por conta do golpe de Estado no Brasil e perdurou até o final da ditadura militar.

“As relações entre os dois países vêem melhorando paulatinamente desde que foram retomadas em 1986 até atingirem o nível extraordinário no governo do presidente Lula e que seguramente, seguirá com a presidente Dilma Rousseff”, afirmou Zamora Rodríguez.

O embaixador destacou ainda que o caso envolvendo os cinco cubanos presos nos Estados Unidos já não diz respeito apenas a Cuba.

Segundo ele, “se trata de uma questão humanitária e o envolvimento do Brasil contribuirá para que haja um desfecho positivo para eles e suas famílias”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *