Para diplomata, Brasil precisa fortalecer presença
18/02/2014
Gripen NG
19/02/2014

Pelo menos 32 empresas brasileiras têm êxito no Pa

Pelo menos 32 empresas brasileiras têm êxito no Paraguai

Brasília – Estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que 32 empresas brasileiras que se instalaram no Paraguai recentemente já lograram êxito exportando produtos, principalmente manufaturados. A maioria das empresas atua no ramo de confecções e frigoríficos. Nesta terça-feira, 18, cerca de 100 empresários brasileiros desembarcaram em Assunção para avaliar novos investimentos.

O ministro da Indústria e Comércio, Gustavo Leite, confirmou que o informe será apresentado à missão empresarial como forma de estimular a abertura de novas empresas brasileiras no Paraguai.

O Paraguai acredita ainda numa maior aproximação com o mercado europeu. Os produtos paraguaios entram naquele mercado com tarifa zero, o que interessa sobremaneira aos brasileiros que podem processar seus produtos no Paraguai e exportá-los à Europa.

A missão empresarial é organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e conta com o apoio do Centro Internacional de Negócios (CIN). Além da visita dos empresários, está previsto um encontro entre empresas e representantes estatais dos dois países.

O grupo deve discutir ainda oportunidades de negócios entre as empresas do Mato Grosso do Sul e o Paraguai, assim como a construção da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

Outro projeto considerado prioritário pelos empresários diz respeito ao corredor bioceânico que conectará a costa brasileira e o Paraguai com os portos chilenos de Antofagasta e Iquique. Com isso, os dois países estarão 8 mil km mais próximos da Ásia.

A missão empresarial tem por objetivo estabelecer associações e representações da indústria automobilística, metalomecânica, têxteis, alimentos e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *