Relações Exteriores

Estratégia
12/11/2011
Assunto Estratégico
13/11/2011

Peru busca aliança estratégica com Brasil em temas

Peru busca aliança estratégica com Brasil em temas sociais

Lima – O ministro de Relações Exteriores do Peru, Rafael Roncagliolo, afirmou nesta quarta-feira, 10, que a aliança estratégica firmada entre Brasil e Peru foi reforçada com o apoio brasileiro ao funcionamento do novo ministério peruano de Desenvolvimento e Inclusão Social.

Recentemente, Roncagliolo esteve com o chanceler Antonio Patriota em Brasília para aprofundar o relacionamento bilateral. Ficou decidido que os presidentes Ollanta Humala e Dilma Rousseff se reunirão com os responsáveis pela área social, no início de 2012, em Lima.

Educação e Saúde são áreas que o Peru também deseja firmar cooperação. Rafael Roncagliolo destacou ainda que o Brasil contribui com o fortalecimento da economia peruana por meio do acordo em vigor entre as Petrobras e a Petroperu, que financiam atividades de extração e petroquímica.

Brasil e Peru também criaram um Mecanismo de Alto Nível para a Integração e o Desenvolvimento que será presidido pelos dois ministros de Relações Exteriores.

Por meio deste instrumento, o Brasil contribuirá para o fortalecimento do ministério do Trabalho e Promoção do Emprego, na capacitação de recursos humanos para o combate ao crime organizado, no fortalecimento institucional da vigilância sanitária peruana e no apoio técnico para a implementação da TV digital naquele país.

No final de novembro, o presidente do Congresso do Peru, Daniel Abugattás, estará no Brasil para respaldar os entendimentos entre os dois governos. Ele deverá falar à Comissão de Relações Exteriores do Senado, sobre a importância do fortalecimento da relação bilateral.

Atualmente, os ilícitos transnacionais na fronteira entre os dois países são os que mais preocupam os militares brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *