Parlamento do Mercosul fecha acordo
28/04/2009
Comunicado Conjunto Brasil – Peru
28/04/2009

Peru descarta conflito com Venezuela

Peru descarta conflito com Venezuela

O presidente do Peru, Alan García, afirmou nesta terça-feira em Rio Branco, no Acre, que o Peru descarta completamente qualquer tipo de conflito com a Venezuela por conta do asilo político concedido pelo país ao líder oposicionista venezuelano Manuel Rosales.

Ele explicou que o compromisso do Peru está em proteger aqueles que se sentem ameaçados. O governo da Venezuela espera que o Peru entregue Rosales que responde por crimes de corrupção naquele país.

A Venezuela convocou seu embaixador em Lima para consultas, o que significa um passo importante para o rompimento de relações diplomáticas. Neste momento, o governo Chávez avalia o estado das relações bilaterais.

Segundo Alan García, “temos uma posição de amizade com o governo venezuelano, que é um governo nascido das urnas, em que ninguém pode negar seu caráter popular, e por isso não queremos que nenhuma circunstância possa alterar nossa boa relação com a Venezuela”.

Na sua avaliação, é possível conciliar a proteção oferecida pelo Peru sem que isso signifique um conflito com a Venezuela.

Manuel Rosales foi eleito prefeito de Maracaibo em 2006. No mês de março, ele foi acusado pelo Ministério Público da Venezuela por crimes de corrupção e enriquecimento ilícito. Entre 2000 e 2004, Rosales governou o estado de Zulia.

Também em 2006, Manuel Rosales foi derrotado por Hugo Chávez nas eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *