Defesa

Nações Unidas indica novo general brasileiro para
30/03/2012
EUA: veteranos das guerras no Iraque e Afeganistão
30/03/2012

Peru e Estados Unidos retomam cooperação em Defesa

Peru e Estados Unidos retomam cooperação em Defesa

Brasília – O Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o ministério da Defesa do Peru assinaram um memorando de entendimento nesta quarta-feira, 28, que marca o relançamento da cooperação bilateral em Defesa. O documento foi assinado em Washington e contou com a participação do Secretário de Defesa norte-americano, Leon Panetta, e o ministro da Defesa peruano, Luis Alberto Otárola.

Pelo documento, os Estados Unidos se comprometem a apoiar a capacitação dos militares peruanos e cooperar em caso de desastres naturais, na luta contra o narcotráfico e os crimes transnacionais.

O memorando firmado por Peru e Estados Unidos prevê ainda a implementação de iniciativas contra o terrorismo, o tráfico de drogas e de armas e as suas respectivas fontes de financiamento.

Também serão realizadas reuniões a cada dois anos em Lima e Washington alternadamente, com o objetivo de fazer funcionar a cooperação.

Luis Alberto Otárola afirmou que “este é o ponto de partida para o relançamento das relações de cooperação, amizade e aliança estratégica entre Peru e Estados Unidos”.

O ministro da Defesa do Peru reconheceu que as relações entre Lima e Washington “estavam um pouco abandonadas”.

O Memorando de Entendimento para o Fortalecimento das Relações Político-Militares foi assinado pelo embaixador do Peru em Washington, Harold Forsyth, e o Subsecretário de Estado norte-americano, William Burns.

Agora, Peru e Estados Unidos darão início as negociações para a renovação do convênio militar bilateral assinado em 1952.

O novo acordo poderá ser assinado na próxima reunião de ministros da Defesa do hemisfério, que será realizada no Uruguai no segundo semestre de 2012, ou quando o Peru assumir a presidência pro tempore da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), o que deve acontecer a partir de julho próximo.

Também ficou acertado que o chefe do Pentágono visitará o Peru neste ano para aprofundar a relação em defesa.

Para o embaixador do Peru nos Estados Unidos, Harold Forsyth, “este documento expressa o excelente estado das relações entre os dois países. A cooperação entre Peru e Estados Unidos em matéria de segurança é um tema essencial para responder de maneira efetiva às ameaças contra a paz e a segurança em ambos os países”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *