Brasil

Programa FX-2
06/08/2015
Ágata 9
06/08/2015

Lava Jato

Peru garante colaboração com Brasil sobre corrupção na construção da rodovia Interoceânica

Brasília – O presidente do Peru, Ollanta Humala, afirmou nesta quinta-feira, 6, que o seu país irá colaborar de forma ampla com as autoridades brasileiras nas investigações sobre possíveis casos de corrupção envolvendo a construção da rodovia Interoceânica. Humala garantiu que não haverá nenhuma ingerência política do seu governo quanto a essas investigações.

Segundo ele, “lamentamos que no Brasil haja ocorrido toda essa situação e esperamos que o tema seja aclarado rapidamente. Não vamos nos envolver numa investigação do Brasil, mas colaboraremos em tudo o que vierem a requerer as autoridades brasileiras porque isso é parte do trabalho da Justiça”, afirmou.

Humala garantiu ainda que se as investigações revelarem o envolvimento de funcionários do seu governo, caberá a Procuradoria peruana aprofundar as investigações. No entanto, garantiu que “neste governo ninguém tem coroa”.

Ele também fez um apelo para que as investigações sejam conduzidas com responsabilidade e sem politização, mesclando o jurídico com o político. Questionado se o ex-presidente do Peru, Alan Garcia, deveria ser investigado no âmbito da Operação Lava Jato, Humala foi taxativo: “todos que tenham arte ou parte neste tema deveriam estar sujeitos a indagações”.

Envolvimento

Nesta quinta-feira, 6, autoridades peruanas revelaram que a esposa de um ex-ministro e consultora das empresas brasileiras Galvão Engenharia e Engevixen, Zaida Sisson, se reuniu com o ex-presidente Alan Garcia e o então primeiro-ministro Javier Velásquez, em quatro oportunidades. Essas reuniões teriam ocorrido entre 2006 e 2007. Além disso, Sisson também teria se reunido com Rocío Calderón, amiga da primeira dama Nadine Heredia.

Zaida Sisson de Castro é investigada no Brasil por corrupção e Rocío Calderón foi denunciada pelo presidente da UTC, Ricardo Pessoa, como a emissária da primeira dama no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *