Brasília, 19 de outubro de 2018 - 00h52

Peru protesta na OEA por organização terrorista MR

09 de janeiro de 2012
por: InfoRel

Brasília - A decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), de reclassificar a organização terrorista MRTA como "insurgente", revoltou o governo peruano.



Desde 1992, a OEA considera o Movimento Revolucionário Tupac Amaru e o Sendero Luminoso como organizações terroristas.



O governo peruano apresentou uma nota de protesto assinalando o seu rechaço à decisão da CIDH de tratar como "insurgente" o MRTA.



De acordo com o governo peruano, a Resolução 587 do Conselho Permanente da OEA, aprovada em 1992, qualifica o MRTA e o Sendero Luminoso como grupos terroristas.



A Corte Interamericana de Direitos Humanos decidiu em 30 de dezembro, reclassificar o MRTA como "insurgente", para pressionar o governo do Peru a se explicar detalhes da operação militar Chavín de Huántar, de 1997.



Nesta operação, a casa do embaixador japonês em Lima foi tomada por tropas antiterroristas após quatro meses seqüestrada por militantes do MRTA.



Para a CIDH, a decisão de reclassificar o MRTA resulta da decisão do Peru de não processar civilmente os militares que participaram da operação em que teriam sido cometidas execuções dos guerrilheiros.



A operação Chavín de Huántar foi realizada em abril de 1997 por uma tropa de elite que conseguiu a liberação de 71 reféns depois de 126 de cativeiro. A casa do embaixador japonês foi invadida por 14 guerrilheiros do MRTA.



Um refém, dois militares e todos os 14 guerrilheiros morreram na operação. Baseado em depoimentos de três subversivos, a CIDH pede a investigação dos militares que participaram da operação.


Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...