Brasília, 23 de outubro de 2018 - 05h42

Comitê Interamericano

11 de novembro de 2015
por: InfoRel

Brasília - Teve início nesta quarta-feira, 11, na cidade peruana de Trujillo, a 58ª Cúpula Antidrogas da Organização dos Estados Americanos (OEA), com a presença de autoridades e representantes de 35 países do continente. Trata-se do mais importante fórum antidrogas do hemisfério e as sessões se realizam no âmbito da Comissão Interamericana para o Controle e o Abuso de Drogas da OEA (CICAD).



A cúpula vai até sexta-feira, 13, e os “czares” antidrogas da região pretendem impulsionar o intercâmbio de experiências para frear o consumo e o comércio de drogas em todo o continente. Na oportunidade, o Peru assumirá a presidência da CICAD-OEA, com a qual vai liderar os esforços na luta antidrogas na região. O país também será o interlocutor hemisférico com a ONU nesta matéria.



O Peru junto com a Bolívia e a Colômbia, está entre os principais países produtores de drogas do mundo. Um dos desafios hemisféricos é coordenar ações quando há países que discutem a discriminalização das drogas e outros que punem severamente o tráfico e o consumo.



A Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas foi criada em 1986 com o objetivo de apoiar os esforços coletivos dos seus Estados membros para reduzir a produção, tráfico e consumo de drogas ilícitas.


Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...