Brasília, 18 de outubro de 2018 - 16h25

Peru tem o apoio da UNASUL para a Cúpula América d

20 de maro de 2012
por: InfoRel

Brasília - Os países que integram a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) decidiram respaldar o Peru que receberá ainda neste ano, a III Cúpula América do Sul - Países Árabes. O encontro reunirá os Chefes de Estado e de Governo dos países das duas regiões em Lima.



O ministro de Relações Exteriores do Peru, Rafael Roncagliolo, afirmou que o evento servirá para fortalecer as relações políticas, comerciais e econômicas dos países sul-americanos com as nações do mundo árabe.



Em novembro, o Peru receberá a presidência pro tempore da UNASUL e pretende valer-se da posição para fazer avançar a integração regional e da América do Sul com os países árabes.



Com o apoio do bloco, o Peru decidiu criar em Lima, o Centro de Estudos de Promoção da Democracia e Transparência Eleitoral.



Desta forma, o país quer reafirmar a tradição democrática da região para atrair investimentos externos e maior integração com outras regiões.



De acordo com Rafael Roncagliolo, "a América do Sul é uma parte do mundo onde há grande efervescência de integração, o esforço de integração mais dinâmico que existe".



Ele acredita que a consolidação da região como zona de paz também contribui para um maior estreitamento das relações com outros países extra-regionais.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...