Opinião

Submarino Nuclear é gesto de independência
05/12/2006
Chanceler do Panamá chega à Brasília
06/12/2006

Petrobras anuncia parceria com estatal colombiana

Petrobras anuncia parceria com estatal colombiana Ecopetrol

Nesta segunda-feira, a Petrobras firmou contrato com a estatal colombiana de petróleo Ecopetrol, para o desenvolvimento do campo de Tibú, naquele país. O campo está situado cerca de 500 quilômetros ao norte de Bogotá, próximo à fronteira com a Venezuela.

Segundo a empresa, a Petrobras participará com 55% dos investimentos no Plano de Desenvolvimento, terceira fase do projeto, e ficará com 40% da produção total do campo.

O contrato foi assinado pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, que participa, em Cartagena, da II Colômbia Oil & Gás Investment Conference 2006, onde proferiu palestra com o tema “O desenvolvimento da estratégia da Petrobras na América Latina”.

Petrobras e Ecopetrol estimam que as reservas adicionais possam ser superiores a 100 milhões de barris, o que aumentaria a produção atual de 1,8 mil barris de petróleo diários para mais de 15 mil.

Pelo acordo, a Petrobras será responsável pela execução das atividades do projeto, com o objetivo de gerar produção adicional, e a Ecopetrol continuará sendo a operadora do campo.

A primeira fase do projeto será desenvolvido em dois anos e meio e terá início em janeiro do ano que vem. Neste período, a Petrobras investirá US$ 40 milhões em estudos e trabalhos que determinarão o potencial real do campo.

O campo de Tibú iniciou produção em 1944 e alcançou seu pico de produção em 1955, com 26 mil barris por dia. A sua produção acumulada totaliza 247 milhões de barris de petróleo. Atualmente, o campo conta com 129 poços ativos, entre produtores de petróleo e injetores de água.

Parceria no Brasil

Paralelamente às atividades desenvolvidas na Colômbia, Petrobras e Ecopetrol iniciaram uma parceria para a exploração de um bloco na Bahia, em uma área de 170 quilômetros quadrados, adquirida no leilão promovido há uma semana pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A Petrobras atuará em associação com a empresa colombiana no bloco exploratório Tucano 156, localizado na Bacia de Tucano Sul, a 90 quilômetros do litoral baiano.

A empresa brasileira detém 70% de participação e a Ecopetrol será a operadora, com 30%. A parceria marca o início do processo de internacionalização da Ecopetrol.

Foi na Colômbia que a Petrobras iniciou suas atividades no exterior, em 1972. Em 2000, a Companhia fez a maior descoberta dos últimos 15 anos na Colômbia: o Campo de Guando, com reservas de 120 milhões de barris de petróleo.

Atualmente, a Petrobras é a terceira maior operadora privada na Colômbia, com uma produção total operada no país de 46 mil barris de petróleo equivalente por dia e reservas provadas de 36,6 milhões de barris de petróleo equivalente. A Companhia teve, em 2005, um faturamento bruto de US$ 310,5 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *