Defesa

Discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,
11/08/2006
Petrobras assina contrato na Turquia e aguarda dec
18/08/2006

Petrobras assina acordo para estudos em águas prof

Petrobras assina acordo para estudos em águas profundas no litoral de Portugal

Nesta sexta-feira, a Petrobras assinou acordo com as empresas Galp e Partex, de Portugal, para a realização de estudos conjuntos nas águas profundas da costa ocidental portuguesa.

Segundo a assessoria da Petrobras, os estudos têm como objetivo avaliar as possibilidades petrolíferas da área para potenciais trabalhos conjuntos de exploração e produção.

Ainda de acordo com a empresa, a primeira fase dos trabalhos, que envolve avaliação em Portugal dos dados geofísicos disponíveis e seu reprocessamento especial no Brasil, prevê investimentos de US$ 5 milhões a partir de setembro.

Pelo acordo, a comunidade acadêmica de geologia de Portugal também será envolvida na parceria, visando a transferência de conhecimento.

“A Petrobras será a operadora dos estudos, em função de sua capacitação tecnológica em exploração e produção em águas profundas e ultra profundas, no Brasil e no exterior. A participação de cada empresa nesta parceria será de 50% para a Petrobras, 30% para a Galp e 20% para a Partex”, informou a assessoria da Petrobras.

O acordo foi assinado pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, pelo presidente da Comissão Executiva da Galp, Marques Gonçalves, e pelo presidente da Partex no Brasil, Álvaro Ribeiro. Participaram da solenidade, o Primeiro-Ministro de Portugal, José Sócrates e os ministros Dilma Roussef, da Casa Civil, e Guido Mantega, da Fazenda.

Também nesta sexta-feira pela manhã, o Primeiro-Ministro português visitou a plataforma P-48, na Bacia de Campos (RJ), onde conheceu as atividades de exploração e produção da Petrobras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *