Agenda

Petrobras assina acordo para estudos em águas prof
11/08/2006
Terrorismo
18/08/2006

Petrobras assina contrato na Turquia e aguarda dec

Petrobras assina contrato na Turquia e aguarda decisão da Bolívia

A Petrobras rechaçou as declarações do ministro de Hidrocarburos da Bolívia, Andrés Soliz Rada, de que estaria dificultando a aplicação das regras estabelecidas pelo decreto que nacionalizou as reservas de gás naquele país.

Em nota, a empresa informou que se submete às leis e “que respeitar as normas vigentes também significa preservar seus legítimos direitos e todos os marcos legais a que a empresa está submetida”.

A empresa também esclarece que, nas últimas semanas, as reuniões dos grupos formados para discutir a adequação das atividades de produção e refino ao decreto de nacionalização, realizadas na Bolívia, foram interrompidas unilateralmente pelos bolivianos.

“Diferentemente do que vem ocorrendo com o grupo que discute as questões relacionadas ao contrato de compra de gás boliviano, cujos trabalhos seguem normalmente”, explicou a Petrobrás. As negociações sobre o reajuste nos preços do gás foram prorrogadas por 60 dias.

Mas a situação parece longe de uma solução. Nesta semana, o governo boliviano ameaçou cortar o fornecimento de gás para o Mato Grosso, o que foi desmentido pela Embaixada brasileira em La Paz.

Turquia

Nesta quinta-feira, a Petrobras e a Companhia de óleo estatal turca TPAO (Türkýye Petrollerý Anoným Ortaklidi) assinaram dois contratos para exploração em águas profundas do Mar Negro.

As duas empresas vão atuar em parceria na exploração e produção em Kirklarelli e Sinop. De acordo com a Petrobras, no bloco Kirklarelli, localizado na parte oeste do setor turco do Mar Negro, a profundidade média de água é de 1.200 metros. No Sinop, situado na parte mais oriental, a profundidade é de cerca de 2.200 metros.

A Petrobras informou que a Turquia é um país cercado por importantes bacias produtoras e seu território é cortado por uma grande rede de dutos de óleo é gás que abastecem a Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *