Brasília, 18 de setembro de 2020 - 07h32
Planos de contingência e refinanciamento de dívidas na agenda do MERCOSUL

Planos de contingência e refinanciamento de dívidas na agenda do MERCOSUL

30 de junho de 2020 - 13:56:53
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, irão analisar ações de contingência devido à pandemia do COVID-19 e um pedido de refinanciamento de dívidas com organizações internacionais do bloco. "A solicitação será no nível do bloco e o financiamento será tratado por cada país de acordo com suas necessidades", afirmou, nesta terça-feira, 30, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Rivas Palacios. Segundo ele, o tema será abordado na reunião de ministros da Economia e Finanças nesta terça-feira, 30.

Outro ponto será o fundo especial estabelecido para fortalecer os sistemas de saúde dos quatro países membros. O Paraguai recebeu cerca de US$ 500 mil destinados ao Laboratório Central do Ministério da Saúde. "Você poderia ter um segundo capítulo desses fundos, porque a pandemia continua e precisamos tomar as previsões entre os quatro países", defendeu Rivas.

Ele ressaltou que a melhor resposta à pandemia é a integração e, no nível do MERCOSUL, já foram realizadas reuniões entre os membros para se chegar a acordos sobre questões como a livre circulação e tarifas mais baixas para suprimentos médicos, além da repatriação de nacionais desses países.