Agenda

Irã: o grande problema para o Brasil
06/05/2010
Discurso do ministro Celso Amorim na Conferência d
06/05/2010

Polícia da ONU para Missões de Manutenção da Paz

Polícia da ONU para Missões de Manutenção da Paz

Entre os dias 17 e 28 de maio, o Pearson Peacekeeping Centre (PPC) juntamente com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizará o seu primeiro curso de Pré-Desdobramento da Polícia da ONU (UNPOL) na América Latina, que permitirá aos participantes atuar de maneira eficaz como oficiais de polícia internacionais, participando das missões de manutenção da paz da ONU.

De acordo com Peter Miller, vice-presidente de programas do PPC, “o nível de contribuição da polícia latino-americana para as Missões de Manutenção da Paz da ONU é significativamente menor que o dos militares. Alguns países inclusive não apresentam desdobramento algum de oficiais”.

“Por meio desse curso, estamos ajudando os Serviços Policiais da América Latina a aumentarem a quantidade de oficiais desdobrados com as habilidades necessárias para uma missão da ONU”, afirmou.

O curso da UNPOL é iniciado com a introdução às operações de paz complexas e o papel de um oficial da polícia das Nações Unidas. Além disso, são abordados temas como vigilância comunitária, redação de relatórios, o Código de Conduta das Nações Unidas e o manejo dos grupos vulneráveis, que incluem as mulheres, as crianças, os idosos e os incapacitados.

“Nós queremos abrir as portas para os oficiais policiais da América Latina, especialmente para as mulheres que querem ser enviadas para as missões”, indica Mike Snell, Chefe do Projeto do LAPCB.

“Este curso ministrado em inglês permite não só que os participantes possam trocar informações e estabelecer parcerias com outros países latino-americanos, mas também oferece a oportunidade de praticar uma língua que lhes será útil no trabalho com seus colegas ao redor do mundo”.

O Programa de Fortalecimento de Capacidades em Manutenção da Paz para a América Latina (LAPCB), financiado pelo Ministério das Relações Exteriores e do Comércio Internacional do Canadá, trabalha em parceria com os Centros de Treinamento da América Latina, especialmente aqueles da Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz (ALCOPAZ).

O objetivo do programa é aumentar a capacidade dos centros de treinamento para fornecer apoio civil, militar e policial às operações de paz da ONU, bem como melhorar os níveis de comunicação e integração entre os países latino-americanos com que trabalham.

O Pearson Peacekeeping Centre é uma instituição canadense que tem por finalidade melhorar a eficácia das operações de paz internacionais por meio de pesquisa, educação, treinamento e fortalecimento de capacidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *