Relações Exteriores

Diplomacia
01/06/2005
Haiti
01/06/2005

CNT/Sensus

Popularidade de Lula cai e sociedade quer CPI dos Correios

Nesta terça-feira, a Confederação Nacional dos Transportes, em parceria com o Instituto Sensus, divulgou 76ª pesquisa de satisfação do cidadão. Como já era esperado, a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caiu de 41,9% para 39,8%. A avaliação negativa do governo, por sua vez, subiu de 16% para 18,8%.

Das pessoas que tiveram conhecimento do caso de corrupção nos Correios, 86% querem que o Congresso faça funcionar a CPI que o governo tem-se esforçado para abafar. Mas não é somente a popularidade do presidente que está em queda.

As avaliações sobre o desempenho do governo também são ruins. Apenas 8,7% dos dois mil entrevistados em 195 municípios, consideram ‘ótimo’ o atual governo. Para 31,1%, o governo é bom. Outros 11,2% consideram o governo péssimo.

Apesar de indicar que Lula ainda tem condições de se reeleger, embora num eventual segundo turno com José Serra, a pesquisa mostra que o desempenho do presidente segue caindo.

Depois de cair seis pontos percentuais na última pesquisa, Lula perdeu mais 2,1 pontos. De 60,1% recuou para 57,4%. A maioria dos entrevistados, 44,8%, também o consideram incompetente. Também há um sentimento junto a população de que a corrupção é maior neste governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *