Brasília, 16 de dezembro de 2019 - 01h23
Portugal comprará de cinco aeronaves KC-390

Portugal comprará de cinco aeronaves KC-390

18 de julho de 2019 - 21:55:33
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - O Conselho de Ministros de Portugal aprovou a compra de cinco aeronaves KC-390. A decisão foi publicada no site oficial do governo do país europeu na quinta-feira, 11. O Conselho de Ministros lusitano também aprovou a contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo e a aquisição dos equipamentos de guerra eletrônica.

De acordo com o comunicado, a aquisição permitirá reforçar as atuais capacidades de transporte aéreo, de busca e salvamento, evacuações sanitárias e apoio a cidadãos nacionais, nomeadamente entre o Continente e os Arquipélagos.

O governo português destaca também que a possibilidade de reabastecimento em voo e de combate a incêndios florestais, possibilitará que Portugal “disponha de aeronaves com funções de duplo uso (civil e militar), que respondem a necessidades permanentes do país”.

O texto ainda ressalta que “as características únicas da aeronave KC-390 estabelecem um novo padrão para o transporte militar estratégico, até aqui apenas possível de assegurar com aeronaves quadrimotores, de superiores dimensões e capacidades”.

Essas qualidades foram entendidas pelo Conselho como “solução que satisfaz integralmente os requisitos definidos pelo Estado Português, bem como os exigidos para participação nas operações militares que poderão decorrer das alianças de que Portugal faz parte”.