Brasília, 17 de outubro de 2018 - 12h17

Portugal quer investimentos brasileiros

27 de julho de 2011
por: InfoRel

O ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, afirmou nesta quarta-feira, 27, que os investimentos brasileiros serão "bem tratados" em Portugal e que o país honrará seus compromissos apesar da crise financeira.



Paulo Portas se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, com quem discutiu a situação econômica portuguesa e as privatizações que ocorrerão para minimizar a quebra das contas internas.



Segundo ele, “nós cremos que o investimento português e as empresas portuguesas são bem tratados no Brasil, também sabemos que devemos tratar bem os investimentos brasileiros em Portugal. É essa situação, em que ambos ganham, a nossa perspectiva enquanto governo”.



Paulo Portas explicou que as privatizações vão ocorrer de forma transparente e rigorosa e que os investidores não terão problemas com insegurança política, institucional e jurídica.



Portugal poderá receber ajuda financeira entre 70 bilhões e 80 bilhões de euros da e países da União Europeia cobraram reformas e austeridade fiscal.



Na avaliação do ministro Antônio Patriota, os empresários brasileiros devem avaliar a participação nas privatizações.



A expectativa é que, até 2013, sejam feitas privatizações que resultem em mais de 6 bilhões de euros para os cofres portugueses. Uma das estatais que devem passar pelo processo é a empresa aérea TAP, que já opera no Brasil.



“O Brasil é hoje, por mérito próprio, um país muito importante e não é sequer uma economia emergente, é uma economia que já emergiu. E por isso é importante explicar bem qual é a narrativa correta do ponto de vista do governo português sobre a crise financeira”, explicou Portas.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...