Agenda

Política Externa
06/02/2012
Brasil – EUA
08/02/2012

Presença de Cuba na Cúpula das Américas é exigida

Presença de Cuba na Cúpula das Américas é exigida pela ALBA

Brasília – Os presidentes dos países que integram a Alternativa Bolivariana para a Nossa América (ALBA), aprovaram proposta apresentada pelos presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Venezuela, Hugo Chávez, para que Cuba seja convidada para a Cúpula das Américas, que será realizada nos dias 14 e 15 de abril em Cartagena de Índias, Colômbia.

Nesta quarta-feira, 8, a ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Ángela Holguín, estará em Havana para tratar o tema com o chanceler cubano Bruno Rodríguez.

Cuba não integra a Organização dos Estados Americanos (OEA). Expulso da OEA em 1962, o país decidiu não retornar em 2009 quando a decisão foi revogada.

A ilha preferiu apostar suas fichas na criação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que é integrada por todos os países da região, exceto Estados Unidos e Canadá.

Os presidentes da ALBA concordaram em boicotar a Cúpula caso Cuba não possa participar.

María Ángela Holguín explicou que a decisão sobre a participação de Cuba no encontro, não depende da Colômbia, país-anfitrião, mas advertiu que Bogotá não admitirá imposições, nem dos que querem Cuba na Cúpula e nem daqueles que são contrários.

Por enquanto, Washington não se manifestou. O presidente Barack Obama deverá participar do encontro.

Além da Cúpula das Américas, a Colômbia também será sede da Cúpula Ibero-Americana em novembro, na cidade de Cali.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *