Brasília, 27 de março de 2019 - 00h35

Diplomacia

19 de abril de 2005 - 09:38:00
por: InfoRel
Compartilhar notícia:
O presidente do Chile, Ricardo Lagos, manifestou em São Paulo, o seu apoio a criação da Comunidade Sul-Americana de Nações. Ele esteve com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva de quem recebeu apoio para a candidatura do ministro do Interior, José Miguel Insulza, para o cargo de Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos [OEA].

Lagos passou rapidamente pelo Brasil, vindo de um giro à  Colômbia e Venezuela. Ele afirmou que a Comunidade Sul-Americana de Nações precisa ser consolidada com dialogo e muita conversa.

Ele também anunciou o apoio do Chile à  proposta de reforma da Organização das Nações Unidas, e ao ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Ricardo Lagos esclareceu que o Chile apóia a pretensão brasileira desde 1945. Segundo ele, “depois da Guerra Fria, o mundo está mais global e pleiteia representações diferentes das que tà­nhamos antes. E, portanto, uma parte das instituições tem que passar por essa nova realidade, fazer-se para essa nova realidade". Ele confirmou presença na Cúpula América do Sul – Paà­ses àrabes, marcada para 10 e 11 de maio, em Brasà­lia.