Relações Exteriores

Senado discute crise no mundo árabe com foco na Sí
15/03/2012
América Latina terá Livro Branco sobre Drogas
15/03/2012

Presidente do Equador não irá à Cúpula das América

Presidente do Equador não irá à Cúpula das Américas em solidariedade a Cuba

Brasília – O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou que não assistirá a Cúpula das Américas em Cartagena de Índias, nos dias 14 e 15 de abril, em solidariedade a Cuba que não estará presente por veto dos Estados Unidos.

Correa foi quem propôs no encontro de presidentes da ALBA, que Cuba fosse convidada para o evento. A proposta teve a aprovação de todos os países que integram o bloco bolivariano.

Segundo ele, “se organiza uma Cúpula para os países latino-americanos e se exclui um país latino-americano. Cuba não pode participar por um boicote norte-americano”.

Ele afirmou ainda que na Cúpula das Américas não se discute o bloqueio econômico a Cuba nem a ocupação britânica das Ilhas Malvinas.

O governo colombiano teme que a decisão de Rafael Correa produza um efeito dominó e outros Chefes de Estado e de Governo da região decidam não participar do encontro.

Juan Manuel Santos conversou com o venezuelano Hugo Chávez que tentará reverter a decisão de Correa.

Cuba por sua vez assegura que nunca pediu para participar da Cúpula das Américas.

A presidente Dilma Rousseff, por exemplo, não confirmou presença. No dia 9 de abril, ela estará em Washington em visita oficial aos Estados Unidos.

O Departamento de Estado informou que Barack Obama pedirá pessoalmente para que ela participe e ajude a transformar a Cúpula das Américas num foro de integração regional.

Por enquanto, apenas o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, confirmou presença. Ele irá defender que esta seja a última Cúpula das Américas sem a presença de Cuba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *