Relações Exteriores

Biocombustíveis
04/04/2006
Integración
04/04/2006

Assuntos Estratégicos

Presidente do governo russo vai visitar Embraer e Petrobrás

O presidente do governo da Federação da Rússia, Mikhaíl Fradkóv, visita o
Brasil no entre 4 a 6 de abril, acompanhado de uma numerosa comitiva, integrada por altos funcionários da administração russa e uma missão empresarial.

Nesta terça-feira, Mikhaíl Fradkóv se reúne com o vice-presidente José Alencar. Ambos presidirão a IV Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação [CAN], considerada a mais alta instância de coordenação política entre os dois países.

Durante sua visita, Mikhaíl Fradkóv irá também ao Rio de Janeiro e São
Paulo, onde manterá encontros com lideranças políticas estaduais e visitará
instituições e empresas dos setores de energia [Petrobrás, Transpetro,
Gaspetro, Eletrobrás, Furnas e Eletronuclear], aeronáutica [Embraer] e
espacial [Centro T̩cnico Aeroespacial РCTA e Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais – INPE].

Segundo o Itamaraty, “o dinamismo da parceria estratégica entre o Brasil e a Rússia é evidenciado pelo intercâmbio de visitas de alto nível, dentre as quais se destacam as do presidente Putin ao Brasil, em novembro de 2004, e do presidente Lula à Rússia, em outubro de 2005, ocasiões em que foram firmados diversos acordos e projetos de cooperação nos campos econômico, científico e tecnológico, militar, energético, espacial, cultural e educacional”.

O ministério das Relações Exteriores e o governo brasileiro só não conseguirão derrubar o embargo russo à carne brasileira, por conta da febre aftosa. Várias missões do ministério da Agricultura e parlamentares estiveram em Moscou, mas não conseguiram sensibilizar o governo Putin.

Nos últimos três anos, o comércio entre Brasil e Rússia atingiu o volume recorde de US$ 3,63 bilhões em 2005. O Brasil já é o maior parceiro comercial da Rússia na América Latina.

“Um dos aspectos que realçam, simbolicamente, a aliança tecnológica brasileiro-russa é a pioneira missão, em curso, do cosmonauta brasileiro, Tenente-Coronel Marcos Pontes, no segmento russo da Estação Espacial Internacional”, destaca a diplomacia brasileira.

Além da reunião com o vice-presidente José Alencar, Fradkóv terá reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Senado, Renan Calheiros; da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo; a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, e o governador de São Paulo, Cláudio Lembo.

Ministro dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão está no Brasil

O embaixador Elmar Mammadyarov, ministro dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão, está no Brasil, naquela que é a primeira visita de um chanceler azeri ao Brasil.

Nos dois dias de sua visita, Mammadyarov deverá iniciar os contatos com o alto escalão do governo brasileiro, com o objetivo de “promover o conhecimento recíproco, a concertação política e o adensamento das relações econômicas e comerciais”, informou o ministério das Relações Exteriores.

Mammadyarov tem encontro nesta terça-feira com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e com os ministros das Minas e Energia, Silas Rondeau, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

Na quarta-feira, o embaixador Elmar Mammadyarov, estará no Rio de Janeiro, onde terá reunião com o presidente da Petrobrás, José Gabrieli.

O Azerbaijão é um dos maiores receptores mundiais de investimentos estrangeiros diretos, em função do potencial de sua indústria petrolífera e de seu acesso privilegiado às jazidas do Mar Cáspio. Para o Brasil, o país possui papel central no transporte de petróleo e gás natural pelo Cáucaso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *