Indústria
29/12/2011
Venezuela terá US$ 4 bilhões para armamentos
29/12/2011

Presidente do Irã retorna à América Latina em 2012

Presidente do Irã retorna à América Latina em 2012

Brasília – O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitará Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador, na segunda semana de janeiro, informou o diretor de assuntos internacionais da presidência da República Islâmica, Mohamad Reza Forghani.

A viagem deveria ter ocorrido em setembro, mas foi adiada por conta do tratamento contra o câncer a que foi submetido o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Depois de Caracas, primeira escala do giro latino-americano, Ahmadinejad participará da posse do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.

Em Havana, ele se reunirá com o presidente Rául Castro. O Irã está interessado em fazer investimentos em Cuba após o anúncio das medidas econômicas que pretendem aliviar a pressão sobre o país.

A presença do líder iraniano na região provoca inquietação dos Estados Unidos. Washington teme que Ahmadinejad consiga apoio político na América Latina que prejudique os efeitos das sanções econômicas aplicadas ao país por conta do seu programa nuclear.

O que mais preocupa o governo norte-americano é o apoio de Caracas e a postura do Brasil. Os Estados Unidos acreditam que a presidente Dilma Rousseff não estenderá à mão ao Irã como fez o ex-presidente Lula.

A aliança entre Ahmadinejad e Hugo Chávez ajudou a debilitar o poder norte-americano na América Latina. Nos últimos anos, ao mesmo tempo em que o Irã fortalecia sua presença na região, os Estados Unidos perdia influência entre os latinos e caribenhos.

Também preocupa Washington o interesse iraniano nos recursos naturais da Bolívia, país com o qual os Estados Unidos têm tido sérios problemas políticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *