Mundo

Política
26/08/2016
Crise Política
26/08/2016

Diplomacia

Presidente do Peru vai à China para relançar relações políticas e econômicas

Brasília – No dia 13 de setembro, o novo presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski, viajará para a China com o objetivo de relançar as relações políticas e econômicas entre os dois países. Esta será a primeira viagem ao exterior do presidente que assumiu o mandato no início do mês.

A China é uma das principais parceiras comerciais do Peru e grande investidora no setor de mineração. De acordo com o analista Mark Keller, do The Economist Intelligence Unit, “Kuczynski quer reforçar as relações e os negócios com a China e manter o Peru no radar do gigante asiático. Desta maneira, os investidores chineses poderão converter-se em sócios em alguns projetos de infraestrutura, por exemplo”. Para o analista, a decisão do presidente peruano de eleger a China como primeiro destino no exterior, “me parece correta”.

Na semana passada, o ministério de Energia e Minas declarou de interesse para o Peru a participação de uma missão peruana na China Mining para consolidar uma plataforma público-privada descentralizada de longo prazo que promova o interesse nacional neste evento.

Uma das prioridades do atual governo peruano é justamente promover a aproximação das indústrias do setor energético com suas homólogas chinesas. A China Mining se realizará entre 22 e 25 de setembro em Tianjin e é organizada pelo ministério de Terra e Recursos Nacionais, o governo municipal de Tianjin, e a Associação de Mineração da China.

Cúpula Empresarial China – América Latina será lançada no Peru

Uma delegação de alto nível do governo chinês lança nesta sexta-feira, 26, em Lima, a 10ª edição da Cúpula Empresarial China – América Latina que será realizada em setembro no país asiático. São esperados pelo menos 1,5 mil empresários chineses dos setores de energia, mineração, manufatura, têxtil, turismo, infraestrutura, agrícola e financeiro.

A Cúpula Empresarial com a América Latina é considerada pela China como uma das principais ferramentas na promoção do comércio e dos investimentos do país na região. O evento conta com o apoio do Banco Popular da China, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o patrocínio da Câmara de Comércio Peru – China.

Participarão do lançamento da Cúpula o presidente do governo da Província de Hebei, Fu Zhifang e a presidente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, Zhan Lihong, além do vice-ministro de Indústria do Peru, Juan Carlos Mathews, o assessor do presidente Kuczynski, Máximo San Román, e o presidente da Câmara de Comércio Peru – China, José Tam. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *