Opinião

STF quer decidir extradição de integrante das Farc
13/06/2006
Brasil e Nigéria discutem cooperação em defesa
14/06/2006

Presidente eleito do Peru será recebido por Lula

Presidente eleito do Peru será recebido por Lula em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe ao meio-dia desta terça-feira, o presidente eleito do Peru, Alan Garcia, no Palácio do Planalto. É a primeira viagem ao exterior do presidente peruano após a vitória no segundo turno das eleições realizadas no dia 4 de junho. Lula já havia confirmado sua presença na despedida do atual presidente Alejandro Toledo e na posse de García, nos dias 26 e 27 de julho respectivamente.

De acordo com o Palácio do Planalto, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, participará do encontro em que serão discutidas a incrementação das relações econômico-comerciais entre os dois países e o processo de integração sul-americana.

Alan García viajou para Brasília na noite desta segunda-feira num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), enviado pelo presidente brasileiro à Lima, afirmando que pretende reforçar o “eixo estratégico” entre Brasil e Peru. Ele chegou acompanhado do deputado e ex-chanceler Luis González Posada, e de dois de seus assessores, José Antonio García Belaúnde e Luis Navas.

González Posada foi ministro das Relações Exteriores do Peru no primeiro Governo de Alan García, entre 1985 e 1990. Já o assessor político José Antonio García Belaúnde deve ser confirmado para ocupar a chancelaria peruana.

Lula e García devem conversar sobre a assinatura de um Tratado de Livre-Comércio Brasil – Peru, como parte das medidas de fortalecimento das relações entre os países. Além disso, o presidente peruano quer estimular o relacionamento diplomático, comercial e econômico, como forma de atrair investimentos brasileiros e criar empregos no Peru.

O Brasil também conta o Peru para intensificar o comércio com a Ásia via portos de Ilo, Maratani e San Juan no Oceano Pacífico, o que já ocorre desde janeiro, quando foi inaugurada a ponte da Integração, parte da futura rodovia interoceânica, com 2.600 quilômetros de extensão, dos quais 1.100 quilômetros em território peruano.

O presidente Lula também destaca a construção da ponte Assis Brasil-Iñapari, sobre o rio Acre, que custará cerca de US$ 8 milhões e é uma das prioridades para a integração latino-americana.

Lula também deverá conversar com o presidente peruano sobre as divergências entre Alan García e Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Os dois não se entendem desde que Chávez tentou um golpe militar contra o então presidente venezuelano Carlos Andres Perez, cumpadre de García. Recentemente, os dois trocaram farpas e Lula teme que os desentendimentos se estendam aos demais vizinhos, comprometendo a estabilidade política na região.

Mensagem de felicitações do presidente Lula ao presidente eleito do Peru, Alan García

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transmitiu no dia 7 de junho, a seguinte mensagem de congratulações ao presidente eleito do Peru, Alan García:

“Meu caro amigo Alan García,

É com muita satisfação que, em nome de todos os brasileiros, apresento as minhas sinceras congratulações por sua vitória nas eleições em que o povo peruano decidiu democraticamente confiar-lhe a Presidência da República nos próximos cinco anos.

Estou seguro de que, durante seu mandato presidencial, nossas duas grandes nações – vizinhas, amigas e unidas pelo propósito de construir uma aliança estratégica – aprofundarão o diálogo político e os laços de bom entendimento e de cooperação, aumentando seu intercâmbio econômico e comercial, levando adiante projetos de interconexão física e trabalhando de forma coordenada para realizar os objetivos comuns de construção de uma Comunidade Sul-americana de Nações e de desenvolvimento com justiça social em benefício de todos.

Terei enorme prazer em recebê-lo em Brasília e de poder reiterar-lhe pessoalmente a disposição do Brasil de cooperar com o Peru em todos os campos.

Receba, querido amigo, meus melhores votos de êxito. Todas as felicidades.

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República Federativa do Brasil.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *