Brasília, 07 de dezembro de 2019 - 02h05
Presidente indica diplomata para chefiar Embaixada nos Estados Unidos

Presidente indica diplomata para chefiar Embaixada nos Estados Unidos

26 de novembro de 2019 - 15:07:30
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - O presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta terça-feira, 26, a indicação do diplomata Nestor Forster para chefiar a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Ele já responde como Encarregado de Negócios em Washington e a mensagem com sua indicação seguiu para a Comissão de Relações Exteriores do Senado onde ele será sabatinado antes de ter o seu nome apreciado pelo Plenário.

Nestor Forster tem 56 anos, nasceu em Porto Alegre (RS) e tem licenciatura em História e em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele ingressou na carreira diplomática em 1985 e, em junho desse ano, foi promovido a ministro de Primeira Classe.

O Brasil está sem Embaixador nos Estados Unidos desde março deste ano quando Sérgio Amaral deixou o cargo após a visita oficial do presidente da República àquele país. Jair Bolsonaro havia indicado o deputado Eduardo Bolsonaro, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, mas voltou atrás no final do mês passado.

Em 17 de outubro, a Casa Branca confirmou o nome do diplomata Todd Chapman, do Texas, para ser o Embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Ele também aguarda para ser sabatinado pelo Senado norte-americano. Se tiver o nome aprovado, Chapman deverá assumir o posto em Brasília no início de 2020.