Brasília, 23 de outubro de 2018 - 05h43

A missão de Putin

22 de novembro de 2004
por: InfoRel
O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, ex-diretor do serviço secreto russo, a KGB, chegou na noite deste domingo ao Brasil. Como não poderia deixar de ser, seu olhar misturou curiosidade com desconfiança.

Hoje, ele cumpre uma agenda intensa, onde pretende convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a comprar os aviões Sukhoi-35, para a Força Aérea Brasileira, e obter apoio para que a Rússia possa ser aceita na Organização Mundial do Comércio.

Por outro lado, ao oferecer “filé mignon com pimenta”, no almoço, Lula quer convencer Putin a levantar totalmente o embargo russo à  carne brasileira. Os prejuà­zos para os produtores brasileiros já ultrapassam R$ 1 bilhão.

Vladimir Putin não é exatamente um presidente cativante. Frio e calculista como todo agente secreto, ele dificilmente se deixa perturbar por questões sensà­veis. Disse que apóia o Brasil na sua pretensão por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU e quanto ao Programa Nuclear Brasileiro.

È o primeiro presidente russo a visitar o Brasil, um dos maiores exportadores para o mercado russo. Além de aviões e carnes, os dois presidentes devem discutir as possibilidades de ampliar a pauta de exportações.

O Brasil quer exportar muito mais para a Rússia, pois o mercado consumidor do paà­s só cresce. Entretanto, os russos querem equilà­brio, pois compram mais e a balança pende favoravelmente para o Brasil.

Depois de receber os presidentes da China, Coréia do Sul e do Vietnã, o governo brasileiro quer consolidar a busca por novos mercados, criando alternativas para os produtos brasileiros em todos os continentes.

Mas, essa farra de presidentes em Brasà­lia, pode resultar em nada. Ainda existem muitas desconfianças em relação à s regras brasileiras para os investimentos externos. Além disso, a carga tributária brasileira, impede que os nossos produtos sejam competitivos.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...