Defesa

Minustah
19/09/2009
Zelaya se refugia na embaixada do Brasil
22/09/2009

Programa FX2 é prorrogado pela Força Aérea

Programa FX2 é prorrogado pela Força Aérea

O ministro da Defesa já havia cantado a pedra na semana passada. Nesta segunda-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu prorrogar até 2 de outubro o prazo para as três empresas finalistas entregarem suas propostas revisadas para o Programa FX2.

Num primeiro comunicado, a FAB informou que atendeu um pedido da SAAB, fabricante do Gripen NG, mas logo depois revelou que Boieng e Dassault também haviam solicitado mais tempo para checar suas propostas.

Disputam a licitação para renovar a frota da Força Aérea, o Rafale francês, preferido do presidente Lula e do ministro Nelson Jobim, o F-18 Super Hornet, dos Estados Unidos e o sueco Gripen.

Depois de haver participado de uma audiência pública no Senado para tratar do tema, Nelson Jobim terá de voltar ao Congresso. A Comissão de Fiscalização e Controle, da Câmara dos Deputados, quer que ele explique as condições do futuro contrato de financiamento internacional que terá de passar pelo Legislativo.

Deputados e senadores questionam a opção brasileira pelo modelo oferecido pela França, o mais caro dos três.

Também querem saber os detalhes sobre a oferta francesa de transferência de tecnologia. De acordo com Jobim, a França aceitou transferir tecnologia irrestrita ao Brasil.

Encerrado o processo pela FAB, o anúncio oficial poderá ser feito no dia 23 em que é celebrado o Dia do Aviador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *