Brasília, 15 de outubro de 2018 - 21H46

Relações PT - Farc

15 de maro de 2005
por: InfoRel
Nota oficial

O Partido dos Trabalhadores vem a público declarar seu repúdio à  matéria de capa publicada pela revista Veja desta semana, intitulada “Tentáculos das Farc no Brasil”.

A referida reportagem, ao arrepio da verdade, trata de estabelecer supostos và­nculos financeiros entre petistas e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Esta intenção inescrupulosa está registrada sob o tà­tulo:

“Espiões da Abin gravaram representante da narcoguerrilha colombiana anunciando doação de 5 milhões de dólares para candidatos petistas na campanha de 2002”.

A matéria tem como única fonte um lote de supostos documentos da Abin, eventualmente elaborados por agente infiltrado em uma festa, na qual o padre Olivério Medina, apresentado como “embaixador” das Farc em território brasileiro, teria declarado sua intenção de apoiar financeiramente candidatos petistas nas últimas eleições gerais.

Não há, no entanto, reprodução de nenhum destes documentos: a revista alega, segundo consta do próprio texto, que foi esta a pré-condição para que tivesse acesso à s presumidas “informações secretas”. Tampouco qualquer das testemunhas presentes à  festa citada, das diversas ouvidas por Veja, corrobora o fato narrado pela revista, sequer apelando para o sigilo de uma declaração em off.

Não bastasse a irresponsabilidade no levantamento dos fatos, que são levados ao leitor sem evidências ou provas sustentáveis, a reportagem fica definitivamente desmascarada quando revela, com todas as letras, que a revista “não encontrou indà­cios suficientemente sólidos de que os 5 milhões de dólares tenham realmente saà­do das Farc e chegado nos cofres do PT”.

Logo a seguir, o artigo assinado por Policarpo Jr. esclarece o que entende por “suficientemente sólidos”, ao deixar claro que “a investigação de Veja não avançou um milà­metro” na comprovação desta suposta movimentação financeira. Mesmo assim, os editores da publicação não hesitaram em estampar, na capa da revista, como um fato averiguado, que o representante das Farc anunciou a doação milionária para petistas.

Vale lembrar que a exploração deste tema, as relações da guerrilha colombiana com o PT, não é uma novidade. Nas eleições presidenciais de 2002 o então candidato do PSDB, José Serra, também foi por este caminho, em seu programa de televisão.

O Tribunal Superior Eleitoral considerou denúncia vazia sua desesperada tentativa eleitoreira, concedendo imediato direito de resposta ao nosso partido. Também não se deve esquecer que os supostos documentos que teriam inspirado a revista Veja foram datados em 25 de abril de 2002, quando era presidente da República o sr. Fernando Henrique Cardoso e muitos arapongas andavam como serpentes pelo paà­s, em busca de alguma situação que pudesse impedir a livre vontade do povo brasileiro de votar por mudanças.

Por fim, em respeito à  opinião pública, reiteramos que o Partido dos Trabalhadores não tem e jamais teve relações financeiras com as Farc. Tampouco apóia, no paà­s vizinho, qualquer saà­da para a longa situação de beligerância vivida pelos colombianos que não esteja baseada em um acordo democrático, pacà­fico e constitucional.

O PT tem posição histórica contra o terrorismo de Estado ou de grupos armados. No mais, são inumeráveis as provas de que a polà­tica do PT é marcada pelo respeito à  auto-determinação dos povos e à  soberania das nações, a partir de uma polà­tica de não ingerência nos assuntos internos de cada paà­s.

Em nenhuma hipótese aceitarà­amos, portanto, que nossa vida polà­tica sofresse a interferência de governos ou grupos estrangeiros de qualquer origem.

Consideramos a reportagem da revista Veja, pelos motivos apresentados, uma agressão à  verdade dos fatos, à  honra do Partido dos Trabalhadores e à  ética jornalà­stica. Aventuras deste naipe prejudicam a vida democrática de nosso paà­s.

São Paulo, 12 de março de 2005

José Genoino Neto

Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores





Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...