Sobre Nós

Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa

QUEM SOMOS

Fundado em 15 de novembro de 2004 como Agência InfoRel de Notícias LTDA, o Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa é especializado na análise dos principais temas das Relações Internacionais e da Defesa, com um conteúdo que contempla notícia e informação de qualidade, e que é complementado com a projeção de cenários. O InfoRel não possui quaisquer vínculos político-partidários e não pauta sua cobertura com base em aspectos ideológicos. Produz textos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês e está voltado para um público formado por diplomatas, militares das Forças Armadas, acadêmicos, políticos, servidores do Estado, analistas, executivos, jornalistas e universitários, brasileiros e estrangeiros. Além do trabalho que contempla sua página web e as demais redes sociais, o InfoRel elabora e organiza eventos nacionais e internacionais sobre política internacional e os assuntos estratégicos em geral. Consultem-nos a respeito por meio do espaço Produtos & Serviços.

Missão

Tornar-se uma referência latino-americana em notícia, informação e a realização de seminários e debates sobre as Relações Internacionais e Defesa.

Visão

O InfoRel pode ser agregado às diversas fontes de informação utilizadas pelos tomadores de decisão. Não temos a pretensão de ocupar o lugar de outros meios e canais. Nosso conteúdo pode e deve ser compartilhado, pois se trata de um dos muitos pontos de vista sobre assuntos tão sensíveis quanto complexos.

Valores

O nosso trabalho é orientado acima de tudo pela conduta ética com que discutimos a política internacional e os diversos cenários possíveis.

Nossos canais

Através destes canais, o InfoRel divulga e difunde seu conteúdo:
  • Agenda: Espaço destinado à divulgação de eventos realizados por instituições e/ou entidades públicas e privadas, como seminários, conferências, palestras, simpósios, cursos, e outros.
  • Brasil: Neste espaço, publicaremos as notícias e informações da política interna que podem ou interferem nas políticas externa e de defesa do país.
  • Assuntos Estratégicos: Trata-se de área restrita do site, onde serão postadas Análises especiais e textos e documentos sobre Inteligência e Terrorismo e Contra-insurgência. Esta área está sendo construída e em breve estará à disposição.
  • Defesa: Publicação de notícias relacionadas às Forças Armadas do Brasil e da América Latina. Espaço destinado à divulgação de temas vinculados à cooperação e integração regionais nas questões militares.
  • Opinião: Textos assinados que revelam a posição de universitários, acadêmicos e especialistas, os quais se responsabilizam pelos mesmos.
  • Relações Exteriores: Publicação de comunicados conjuntos, declarações e documentos oficiais (acordos, tratados, memorandos, convênios), de textos que destacam as relações bilaterais do Brasil.
  • Últimas Notícias: Aqui os leitores terão acesso às notícias postadas em ordem cronológica sem a necessidade de navegar pelas editorias.
  • InfoRel en Español: Textos elaborados pelo InfoRel, documentos oficiais e artigos de opinião de colaboradores, traduzidos para o espanhol.
  • InfoRel in English: Textos elaborados pelo InfoRel, documentos oficiais e artigos de opinião de colaboradores, traduzidos para o inglês.

Marcelo Rech

Editor


Marcelo Rech é jornalista com especialização em Relações Internacionais, Estratégias e Políticas de Defesa, Terrorismo e Contrainsurgência, e Direitos Humanos nos Conflitos Armados, nos Estados Unidos. Com 30 anos de profissão, foi correspondente internacional, repórter de rádio, jornal, revistas e sítios especializados em Política, Defesa e Terrorismo. Atuou como assessor de comunicação e analista na Câmara dos Deputados e no Senado Federal (Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e Liderança do Governo).

Atualmente, exerce também o cargo de Assessor Internacional e de Defesa na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados. Foi Coordenador de Análise Política da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Brasília, e entre 1991 e 1996, prestou assessoria e consultoria em temas de Relações Internacionais para várias embaixadas estrangeiras.

Realizou coberturas jornalísticas e participou de cursos na Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guiana, Haiti, Holanda, Irã, Israel, Jordânia, Líbano, Panamá, Palestina, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Síria, Venezuela. Cursa o MBA em Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Brasília.

Fá Rech

Publicitária


FáRech é publicitária. Foi assessora na Agregadoria de Imprensa da Embaixada do México, onde exerceu a função de redatora e tradutora. Dirigiu a Agência Clipping´s, realizando contatos com as representações diplomáticas em Brasília e também responde pelas Relações Institucionais do InfoRel.