Relações Exteriores

Política
13/01/2017
Narcotráfico
17/01/2017

Integração Regional

Raúl Castro confirma presença da V Cúpula da CELAC na República Dominicana

Brasília – O presidente de Cuba, Raul Castro, confirmou sua presença na V Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a realizar-se na República Dominicana, entre 22 e 25 de janeiro. Esta será a primeira vez que Castro deixará a Ilha após a morte do irmão, Fidel.

O Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa realizará a cobertura da V CELAC direto de Santo Domingo e Punta Cana, a partir de 22 de janeiro.

As equipes avançadas de segurança de alguns presidentes que participarão da Cúpula já começaram a chegar ao país para inspecionar e coordenar as medidas de segurança dos Chefes de Estado. A equipe cubana de Raul Castro foi a primeira a aterrizar em Punta Cana, local do evento.

Antes do encontro presidencial, haverá reuniões de coordenadores nacionais e chanceleres na localidade de Bávaro, na província de La Altragracia. Os membros do corpo de segurança e inteligência do presidente cubano visitaram e inspecionaram as instalações do hotel onde será realizada a Cúpula e áreas restritas do aeroporto Las Américas onde estacionarão os aviões privados com os líderes regionais.

Integram a equipe de segurança e inteligência de Raul Castro, Rafael Arturo Fong Roig, Lazona Evangelio Rodríguez, Alberto Guerra, Eduardo Ruiz, Rosales e  Heriberto Borges Monterrey. Eles também se reuniram com representantes dos organismos de segurança e da chancelaria  da República Dominicana.

De acordo com o ministério das Relações Exteriores dominicano, nos próximos dias deverão aterrizar em Punta Cana as equipes de segurança e inteligência dos presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e de Daniel Ortega, da Nicarágua. O governo dominicano espera que pelo menos 30 Chefes de Estado e de Governo dos países membros da CELAC compareçam ao evento.

Nesta quinta-feira, 12, teve início a reunião sobre cooperação internacional do mecanismo. Na Cúpula de Punta Cana, a República Dominicana transferirá a presidência da CELAC para El Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *