Defesa

Empresas norte-americanas apresentam soluções na á
05/04/2013
Em 10 anos
05/04/2013

Reaparelhamento da Marinha inclui modernização de

Reaparelhamento da Marinha inclui modernização de navios e submarinos

São Paulo – Concretizar o programa de reaparelhamento da Marinha é uma ação decisiva para o fortalecimento do país, segundo o coordenador do programa de reaparelhamento da Marinha brasileira, contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar. “Nossa prioridade é a construção do poder naval brasileiro”, disse no Defense Industry Day realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“O programa colabora diretamente para o desenvolvimento do parque industrial brasileiro e incentiva a criação de milhares de empregos, diretos e indiretos”, enfatizou.

De acordo com o contra-almirante, o programa de reaparelhamento da Marinha é alinhado com os planos de governo e passam por reavaliação sistemática, observando recursos financeiros. A ação inclui vários modelos de novos navios e submarinos, além de um sistema de gerenciamento da chamada “Amazônia Azul”.

“Há importantes aspectos de riquezas e responsabilidades no nosso espaço geográfico de interesse”, afirmou ao lembrar que a Marinha é responsável por uma área de 200 milhas náuticas, o que equivale a 3,6 milhões de Km². “A proposta é aumentar essa zona, obtendo um resultado final equivalente a 4,6 milhões de Km². Seria a verdadeira ‘Amazônia Azul´”, explicou.

Ele destacou que o subsolo marinho tem papel fundamental na exploração de petróleo e gás.

“Notamos uma crescente evolução das bacias petrolífera no Brasil e a riqueza de óleo e gás vem crescendo nos últimos anos.” Aguiar explicou ainda a importância da área marítima para as importações e exportações, afinal de contas, 95% do comércio exterior brasileiro é realizado pelo mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *