Integração
17/07/2007
Operação Colbra II
25/07/2007

Reforma ortográfica da Língua Portuguesa será impl

Reforma ortográfica da Língua Portuguesa será implementada em 2008

O embaixador Luís Fonseca, Secretário-Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), afirmou nesta terça-feira que a implementação da reforma ortográfica da Língua Portuguesa deverá ocorrer no ano que vem.

Segundo ele, o idioma falado por cerca de 240 milhões de pessoas e oficial em oito países, deverá ser uniformizado em suas variantes escritas e orais.

“Eu imagino que em 2008 já poderá começar a ser aplicado, embora por aquilo que eu pude perceber, nas conversas que tive com as autoridades brasileiras, pensa-se numa fase transitória em que poderão coexistir as duas formas ortográficas: a antiga e a que vai entrar em vigor”, explicou.

Na avaliação do embaixador, a participação do Brasil na implementação do acordo, por ser o país com o maior número de falantes da língua portuguesa é fundamental para o sucesso do projeto.

“Neste momento, o Brasil está trabalhando no sentido da sua entrada em vigor. Já existe um grupo criado para que se dê os passos para a sua aplicação, portanto, os brasileiros contam em fazer com que o acordo passe a ser transmitido para a escrita, para a prática”, assegurou Luís Fonseca.

Além da reforma ortográfica da Língua Portuguesa, a CPLP está trabalhando em vários projetos para o próximo ano, entre eles, o fortalecimento de parcerias com agências das Nações Unidas, como por exemplo, o Alto-Comissariado de Direitos Humanos da ONU, que têm atuado em iniciativas de parceria sobre as Metas do Milênio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *