Relações Exteriores

Missão diplomática do Brasil chega ao Timor Leste
30/06/2006
Aprovados acordos de cooperação com a Venezuela
30/06/2006

CS da ONU: Brasil tem o apoio do Reino Unido

Reino Unido apoia Brasil para o Conselho de Segurança da ONU

A Secretária do Exterior do Reino Unido, Margaret Beckett, realizará sua primeira visita fora da Europa ao Brasil entre os dias 2 e 4 de julho.

Beckett tomou posse em maio passado. Segundo o Itamaraty, as relações do Brasil com o Reino Unido atravessam momento de particular intensidade depois da visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou a Londres em março de 2005.

Margaret Beckett terá reuniões de trabalho com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no dia 3, quando revisarão a evolução da cooperação bilateral e os acordos assinados nas áreas de ciência e tecnologia, educação, saúde, economias criativas e meio ambiente.

Os dois países destacam a importância da cooperação em ciência e tecnologia, principalmente após o êxito do encontro científico “Brazil Day”, realizado em maio passado e que serviu para lançar as bases do intercâmbio em campos como os da nanotecnologia e da saúde animal. Além disso, os dois países farão de 2007, o “Ano da Parceria Brasil-Reino Unido em Ciência”.

Amorim e Beckett também pretendem discutir o funcionamento do Comitê Econômico e Comercial Conjunto (JETCO), criado durante a visita de Lula à Londres, com o objetivo de intensificar os investimentos e promover contatos e negócios entre os setores empresarias dos dois países.

O Itamaraty informou que o comércio Brasil-Reino Unido vem registrando sucessivos recordes desde 2003. Em 2005, alcançou a soma de US$ 3,96 bilhões.

Agenda internacional

Os dois chanceleres também pretendem discutir questões regionais, como a integração sul-americana e o processo de paz no Oriente Médio, além de temas multilaterais, como a reforma das Nações Unidas, as negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do diálogo ampliado com o Brasil e outros países em desenvolvimento que ocorrerá em julho, durante a Cúpula do G8, que será realizada em São Petersburgo.

A chancelaria brasileira informou que o Reino Unido já reiterou apoio ao pleito do Brasil de ocupar um assento permanente em um Conselho de Segurança ampliado.

A Secretária Beckett será recebida pelo presidente Lula e manterá encontros com outras autoridades governamentais. Também fará uma palestra sobre a política externa do Reino Unido na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, no dia 3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *