Agenda

Cooperação
24/03/2012
Brasil aguarda decisão boliviana para construção d
26/03/2012

Relações Exteriores intensifica debate sobre crise

Relações Exteriores intensifica debate sobre crise no Mundo Árabe

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, realiza nesta segunda-feira, a partir das 18h, o 5º Painel do 4º Ciclo de Debates sobre a Política Externa Brasileira – Temas da Agenda Internacional, intensificando o debate acerca da crise no Mundo Árabe.

Na semana passada, senadores e especialistas, inclusive diplomatas estrangeiros, discutiram a situação no Irã e na Síria. Desta vez, o debate será sobre Egito e Líbia – o Senado deve analisar nas próximas semanas, a indicação de um novo embaixador do Brasil em Trípoli.

De acordo com requerimento do senador Fernando Collor (PTB-AL), o foco da discussão será em torno das eleições no Egito. O papel da Irmandade Muçulmana e suas lideranças políticas e a repercussão deste processo na estabilidade política do Oriente Médio.

Em relação à Líbia, a Comissão de Relações Exteriores quer discutir o exemplo negativo de intervenção militar, em face da ausência de liderança e os embates armados entre as diversas facções líbias.

Para tanto, foram convidados os professores Dr. Hussein Ali Kalout, professor de Relações Internacionais do Centro Universitário IESB, de Brasília, e Diretor de Assuntos Internacionais do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dr. Mohamed Habib, professor Titular da Universidade de Campinas (Unicamp) e Vice-Presidente do Instituto de Cultura Árabe, Dr. Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto, Coordenador da Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Núcleo de Estudos do Oriente Médio da UFF, e Dr. Salem Nasser, professor de Direito Internacional da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *