Agenda

Geopolítica
14/05/2013
Corte Interamericana de Direitos Humanos pode sair
14/05/2013

Representantes de seis países vão discutir imigraç

Representantes de seis países vão discutir imigração haitiana

Brasília – Representantes de seis países – Brasil, Haiti, República Dominicana, Peru, Equador e Bolívia – se reúnem nesta quarta-feira, 15, em Brasília para discutir alternativas à imigração ilegal haitiana para os diversos países da região. O encontro organizado pelo ministério das Relações Exteriores brasileiro pretende identificar medidas que possam melhorar as condições de vida daqueles que decidem retomar suas vidas fora do Haiti.

Além disso, também será discutida a adoção de um plano comum de controle fronteiriço para combater as máfias dedicadas ao tráfico de pessoas e aos chamados coiotes, aqueles que cobram altos valores pela travessia dos imigrantes desde o Haiti até o país de destino.

Por meio da inteligência, do intercâmbio migratório e de informações das respectivas polícias, estes países esperam reduzir o fluxo ilegal. Há cerca de três semanas, o governo federal realizou uma força-tarefa no Acre com objetivo de melhorar as condições dos haitianos e ajudar o governo do Estado.

Participarão da reunião diplomatas, representantes do ministério da Justiça, da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). As decisões devem ser anunciadas imediatamente e adotadas nos próximos meses.

De acordo com o governo brasileiro, além de haitianos, senegaleses, dominicanos, nigerianos, bangladechianos, paquistaneses e cingaleses, têm sido vítimas de coiotes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *