Brasília, 18 de outubro de 2018 - 16h23

Cooperação Brasil - Rússia

23 de novembro de 2004
por: InfoRel
O apoio do presidente russo, Vladimir Putin, a candidatura brasileira a um posto permanente no Conselho de Segurança da ONU, foi mais uma demonstração do interesse russo em ampliar suas relações com o Brasil. Em troca, o Brasil apóia a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio.

A Rússia foi o primeiro paà­s a dar apoio ao Brasil quanto a uma possà­vel reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, entretanto, ninguém arrisca quando isso poderá ocorrer.

Já o ingresso da Rússia na OMC é tido como uma questão de tempo. Os russos precisam do apoio de 145 paà­ses, mas há um certo consenso internacional de que a Rússia não pode ficar fora da OMC.

Outra questão é a capacidade do Brasil em atender as demandas que um membro permanente do Conselho deve possuir. Hoje, o Brasil não teria essas condições, que implicam, por exemplo, na atuação em missões no exterior, como a que o paà­s chefia no Haiti.

Para vários especialistas, o Brasil tem muitos problemas por conta do Haiti e vai arrumar outros, caso insista em obter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...