Mundo

Corrupção
03/10/2015
Energia
03/10/2015

Rússia – Celac

Rússia destaca potencial das relações com a América Latina

Brasília – O vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Ryabkov, destacou nesta quinta-feira, 1º, o potencial das relações e a diversificação dos vínculos com a América Latina e o Caribe. Segundo ele, há um potencial inesgotável para a cooperação em um amplo espectro de temas e áreas.

Durante sua intervenção no II Fórum Internacional Rússia e Iberoamérica no mundo globalizado, Ryabkov discorreu sobre a intensidade dos intercâmbios com um número crescente de países do continente em questões como o fortalecimento do direito internacional, a segurança e a paz, e o papel central da ONU na agenda global.

Além disso, defendeu um mundo livre de armamentos, capaz de afrontar os desafios das mudanças climáticas, e dos direitos humanos com respeito à diversidade de enfoques e critérios.

Principal responsável pela política externa russa para o Hemisfério Ocidental, Ryabkov reconheceu que a América Latina é uma região onde prevalece o diálogo como mecanismo de solução de problemas e conflitos, “um modelo que merece o nosso respeito, assim como suas políticas de erradicação da pobreza e o seu desenvolvimento econômico baseado em altas tecnologias”, explicou.

Ele ratificou as possibilidades e oportunidades que se abrem para a Rússia enquanto ao comércio e enfatizou a importância estratégica do diálogo russo com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), formalizado em Nova Iorque entre o chanceler Serguei Lavrov e seus homólogos do Equador, Costa Rica, República Dominicana e Bahamas.

Além disso, a Rússia busca fortalecer especificamente as relações de cooperação com Brasil, Cuba, México e Venezuela, países com os quais pretende eliminar a necessidade de vistos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *