Agenda

Estudos de Defesa
30/11/2015
Farc
30/11/2015

Diálogo Estratégico

Rússia e Celac examinarão agenda do Mecanismo Conjunto em dezembro

Brasília – No dia 8 de dezembro, o ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, se reunirá em Moscou com os embaixadores dos países que integram a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com o objetivo de dar início aos trabalhos do Mecanismo Conjunto estabelecido em setembro para a construção de uma agenda de desenvolvimento.

Na oportunidade, Lavrov apresentará um resumo da política exterior e de desenvolvimento das relações da Rússia com os países latino-americanos e caribenhos. Segundo María Zajarova, porta-voz russa, a agenda incluirá temas da atualidade internacional como a luta contra o terrorismo e os esforços para a conformação de uma coalizão para enfrentar o fenômeno.

Além disso, serão discutidas a cooperação em comércio, produtos e serviços com maior valor agregado, e o investimento birregional em áreas como infraestrutura, conectividade e energia.

Em janeiro, a Celac realizará sua Cúpula de Chefes de Estado no Equador, país que preside o bloco e que transferirá a presidência pro tempore à República Dominicana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *