Brasília, 17 de novembro de 2018 - 05h53

Programa Espacial

18 de maio de 2011
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

O vice-presidente da República, Michel Temer, participou nos dias 16 e 17 em Moscou, da V Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação (CAN), considerado o foro mais elevado de diálogo, concertação política e acompanhamento das relações bilaterais.



De acordo com o ministério das Relações Exteriores, a CAN é responsável por supervisionar os trabalhos da Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia para Cooperação Econômica, Comercial, Científica e Tecnológica (CIC), que se dedica a estimular a cooperação bilateral nas áreas de economia e comércio, finanças, agricultura, energia, espaço, defesa, ciência, tecnologia e inovação, educação, cultura e esportes.



No dia 16, foram realizadas reuniões da CIC e da Comissão de Assuntos Políticos. Nesta terça-feira, 17, Michel Temer co-presidiu a sessão de alto nível, ao lado do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, quando foram avaliados os progressos na implementação do Plano de Ação da Parceria Estratégica (2002) e da Aliança Tecnológica (2004) estabelecidas entre os dois países.



Em 2010, as trocas comerciais entre Brasil e Rússia atingiram US$ 6,063 bilhões, dos quais US$ 4,152 bilhões corresponderam a exportações brasileiras.



Temas globais



Brasil e Rússia concordaram em promover de forma conjunta, o multilateralismo, as normas do direito internacional e o papel central e coordenador da Organização das Nações Unidas (ONU), em temas como o desarmamento, a não-proliferação, a proteção dos direitos humanos, a preservação do meio ambiente, a segurança energética e o desenvolvimento sustentável com igualdade social.



Neste sentido, os dois países discutiram detalhadamente formas para a promoção de uma cooperação ainda maior no âmbito dos BRICS, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, do G-20 e de outros foros internacionais.



A Rússia, considerando o Brasil um ator relevante e influente das relações internacionais, reafirmou o seu apoio à candidatura do país a um assento permanente em um Conselho de Segurança das Nações Unidas ampliado.



Sobre os conflitos no Oriente Médio e norte da África, em especial a situação na Líbia, Brasil e Rússia frisaram a necessidade de que todas as partes interessadas ajam em conformidade com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e consideram que, no momento, as tarefas prioritárias são a segurança da população civil, a cessação do derramamento de sangue e o relançamento do diálogo político para a resolução da situação naquele país.



Programa Espacial



O Brasil comemorou decisão da Rússia de designar representante da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) junto à Representação Comercial da Federação da Rússia em Brasília.



Isso significa que os dois países pretendem continuar a promover a cooperação na área espacial no que se refere ao aperfeiçoamento do Veículo Lançador de Satélites brasileiro (VLS-1) e sua modernização com o auxílio de estágio russo de combustível líquido; à possível utilização e desenvolvimento do sistema de navegação por satélites GLONASS no Brasil e aos estudos relativos a parceria no desenvolvimento de satélites brasileiros meteorológico e de comunicações.



Brasil e Rússia reiteraram ainda o interesse de desenvolver projetos concretos nas tecnologias de exploração de urânio, tecnologias de reatores de nova geração, projeto e construção de reatores de pesquisa, produção de radioisótopos para uso na medicina, na indústria e na agricultura; educação e treinamento de pessoal.



Um seminário técnico com vistas à identificação de projetos específicos de cooperação será realizado ainda em 2011 e o Brasil manifestou interesse na cooperação para o desenvolvimento de conjunto de aceleradores de elétrons e de kits de primeiros socorros para casos de emergência nuclear ou radiológica.


Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Especialistas apoiam adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Terrorismo Nuclear

Especialistas apoiam adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Terrorismo Nuclear

Brasília – Com cerca de 30 instalações nucleares e 3.000 fontes de...
Brasil firma acordo para facilitar exportação de alimentos para a China

Brasil firma acordo para facilitar exportação de alimentos para a China

Brasília - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações...
Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer trabalhar com governo do Brasil

Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer trabalhar com governo do Brasil

Brasília – Apesar do anúncio feito pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, de...
Política Externa do novo governo desata críticas ao presidente eleito

Política Externa do novo governo desata críticas ao presidente eleito

Brasília – Os primeiros anúncios feitos pelo presidente da República...
CREDN realizará audiência sobre a importância da Inteligência de Estado para o Brasil

CREDN realizará audiência sobre a importância da Inteligência de Estado para o Brasil

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional...
Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...