Força Aérea
29/09/2005
Integração Energética
29/09/2005

Agência Espacial

Semana de Ciência e Tecnologia terá participação da AEB

As conquistas do Brasil no campo espacial serão uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que começa no dia 3 em Brasília, e terá a participação da Agência Espacial Brasileira [AEB].

Aqueles que visitarem o estande da AEB, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília [UnB], poderá conhecer por meio de maquetes e painéis institucionais um pouco mais sobre os satélites brasileiros, foguetes de sondagem e veículos lançadores desenvolvidos pelo Brasil.

Além disso, também conhecerá um pouco sobre a infra-estrutura existente para as atividades espaciais, que inclui o Centro de Lançamento de Alcântara [CLA], que será transformado em Base Espacial no futuro.

Para que não só os adultos, mas também as crianças, compreendam o programa espacial, será divulgada a cartilha O Menino Astronauta, elaborada pelo escritor e cartunista Ziraldo.

A publicação traz três histórias que explicam os benefícios das atividades espaciais para o país, trazendo jogo dos sete erros, palavras-cruzadas e um jogo de perguntas e respostas.

AEB Escola

No estande da AEB, o público poderá se informar sobre as atividades do Programa AEB Escola, que promove palestras, cursos e oficinas a estudantes e professores como forma de popularizar a ciência e o programa espacial brasileiro e apresenta uma proposta de novos recursos e instrumentos para o aprendizado.

Além de uma mostra institucional do Programa, haverá uma exposição sobre “Viagens Espaciais”, com experimentos interativos e animações multimídia, abordando os princípios, as bases científicas das viagens espaciais e de conceitos de Física relacionados à exploração do espaço.

Haverá ainda, outra sobre sensoriamento remoto, com imagens de satélite dos estados de Goiás, Distrito Federal e das cinco regiões do país. A AEB programou oito oficinas com os seguintes temas: “Câmara escura”, “A luneta galileana”, “Comparação entre o tamanho dos planetas e do Sol”, “O Sistema Solar em escala”, “Carro gravitacional”, “Construindo e lançando foguetes”, “Interpretando imagens de satélites” e “Como girar um satélite – pintura e dobradora dos satélites CBERS e SCD”.

Na oficina “Carro Gravitacional”, será lançado um desafio aos estudantes do 2º ano do ensino médio. A melhor resposta receberá, como prêmio, uma bolsa para a VI Escola Avançada de Física, a ser realizada em julho de 2006, no Instituto Tecnológico da Aeronáutica [ITA], em São José dos Campos [SP].

O Centro Comunitário da UnB localiza-se próximo ao Setor de Clubes Norte [na altura do Clube da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF]. O horário de funcionamento é de 9h às 18h, do dia 03/10 [segunda-feira] ao dia 09/10 [domingo].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *