Agenda

Intervenção do Ministro Celso Amorim na Conferênci
15/06/2010
Chanceler visita Europa do leste
16/06/2010

Seminário Brasil-União Européia irá discutir inova

Seminário Brasil-União Européia irá discutir inovação em APLs

Entre 30 de junho e 1º de julho, será realizado em Brasília o “Seminário Internacional Brasil-União Européia: Inovação em Arranjos Produtivos Locais (APLs)”, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Participarão do evento, especialistas europeus e brasileiros.

O evento é promovido pelas Secretarias de Desenvolvimento da Produção e de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a União Européia, e conta com o apoio institucional dos Ministérios da Integração e do Planejamento e da Embrapa.

O seminário tem como objetivo principal promover, com base no intercâmbio e cooperação com a União Européia, o desenvolvimento regional brasileiro, por meio da introdução e fortalecimento de processos de inovação em APLs.

Além disso, pretende-se debater, consolidar e disseminar os resultados da Missão Técnica à União Européia, realizada de 1º a 15 de maio de 2010, com foco nos temas Inovação e Governança em APLs.

O evento é voltado para empresários, representantes governamentais, gestores técnicos, agentes financeiros, parceiros dos Núcleos Estaduais de APLs, formuladores de políticas públicas, acadêmicos e parlamentares, com atuação no tema inovação. A expectativa é contar com um número aproximado de 200 participantes.

Painéis

Oito painéis irão compor a programação do seminário, sendo que cada um deles contará com um especialista europeu em uma área específica e um especialista brasileiro, da mesma área de atuação, que farão suas apresentações. Ao final, o público poderá participar com um debate sobre os temas.

Os palestrantes irão abordar os seus temas de acordo com quatro eixos temáticos: investimento e financiamento; governança e cooperação; formação e capacitação; e acesso ao mercado nacional e internacional. Os temas dos painéis que compõem o seminário serão:

•           APLs de Tecnologia de Informação – Software e Serviços de TI;

•           APLs de Tecnologias de Informação – Eletroeletrônica;

•           APLs de Biotecnologia;

•           APLs de Nanotecnologia;

•           APLs de Madeira e Móveis;

•           APLs Têxteis e de Confecções;

•           APLs de Vitivinicultura – Agroalimentos; e

•           Parques Tecnológicos.

Para se inscrever no seminário e obter mais informações, acesse:

www.mdic.gov.br/inovacaoapls2010.br.ue/inscricao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *