Brasília, 17 de novembro de 2018 - 14h19

Defesa Nacional

15 de fevereiro de 2012
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

Brasília - O ministro da Defesa, Celso Amorim, participa nesta quarta-feira, 15, às 9h, da abertura do II Seminário de Defesa Nacional, promovido pela Frente Parlamentar de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).



O evento tem como objetivo debater a relação entre a Estratégia Nacional de Defesa (END), o desenvolvimento sustentado do Brasil e os interesses da sociedade brasileira.



Além de Amorim, participarão da abertura o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia; o presidente da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, deputado Carlos Zaratini; e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.



Um dos principais temas a serem discutidos são os projetos estruturantes, o reaparelhamento das Forças Armadas, o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e as medidas julgadas necessárias para o fortalecimento do setor, como a MP 544/2011, que estabelece normas especiais para as contratações e desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa.



O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, abrirá o primeiro painel, do qual participarão os chefes de Estado Maior da Marinha, almirante João Afonso Prado Maia de Faria; do Exército, general Joaquim Silva e Luna, e da Aeronáutica, brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo.



Segundo De Nardi, "vamos apresentar um panorama amplo do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED), que irá estabelecer os fundamentos para o processo de modernização da Defesa nacional."



Para o deputado Carlos Zaratini, o seminário é extremamente importante para aprofundar o debate sobre a criação de uma política industrial e de incentivo tecnológico dentro dos parâmetros estabelecidos pela Estratégia Nacional de Defesa.



"Nosso objetivo é ampliar o máximo a autonomia de nosso parque industrial e de reverter a dependência de fornecedores estrangeiros", ressaltou.



O encontro será realizado no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas pelos e-mails: abimde@abimde.org.br e/ou comunicacao@abimde.org.br.



Programação



09h - abertura: Deputado Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados; deputado Carlos Zarattini, presidente da Frente Parlamentar de Defesa Nacional; Celso Amorim, ministro da Defesa; Marco Antonio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.



10h - Painel 1 - Programas Estruturantes de Defesa Nacional: Almirante de Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria - Amazônia Azul; General de Exército Joaquim Silva e Luna - Fronteira Verde; Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo - Olhar Verde-Amarelo; General José Carlos de Nardi - Representante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.



11h20 - Painel 2 - Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria de Defesa: Glauco Arbix, Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Major-Brigadeiro do Ar Álvaro Knupp, Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa; Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança; Roberto Simões, Presidente da Odebrecht Defesa e Tecnologia.



12h40 - Painel 3 - Política Industrial de Defesa e MP 544: Orlando José Ferreira Neto, Diretor-Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE); Alessandro Teixeira, Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Murilo Barboza, Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa; General-de-Divisão Aderico Mattioli, Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa.



 

Assuntos estratégicos

Especialistas apoiam adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Terrorismo Nuclear

Especialistas apoiam adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Terrorismo Nuclear

Brasília – Com cerca de 30 instalações nucleares e 3.000 fontes de...
Brasil firma acordo para facilitar exportação de alimentos para a China

Brasil firma acordo para facilitar exportação de alimentos para a China

Brasília - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações...
Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer trabalhar com governo do Brasil

Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer trabalhar com governo do Brasil

Brasília – Apesar do anúncio feito pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, de...
Política Externa do novo governo desata críticas ao presidente eleito

Política Externa do novo governo desata críticas ao presidente eleito

Brasília – Os primeiros anúncios feitos pelo presidente da República...
CREDN realizará audiência sobre a importância da Inteligência de Estado para o Brasil

CREDN realizará audiência sobre a importância da Inteligência de Estado para o Brasil

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional...
Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...